top of page

SOBRE O XV CONGRESSO INTERNACIONAL

 

Trata-se de evento relacionado às atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Educação Histórica: Didática da História, consciência Histórica e narrativas visuais/UFMT, pelo Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica/UFPR e pelo Laboratório de Ensino de História/FURG e destina-se a pesquisadores do ensino de História, alunos da graduação e pós-graduação, professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio, além de outros interessados. O congresso terá apoio, além da proponente Universidade Federal de Mato Grosso/Brasil, da Universidade Federal do Paraná/Brasil, da Universidade Federal do Rio Grande e da Universidade do Minho/Portugal. O evento está organizado para receber cerca de 500 participantes e contará com pesquisadores de diversos países que realizarão conferências, mesas-redondas e simpósios temáticos.

O XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica tem como finalidade fortalecer a parceria que vem sendo levada a efeito entre a Universidade Federal do Paraná e grupos de pesquisadores de Universidades estrangeiros, cujo escopo de investigação ancora-se nos referenciais da Educação Histórica.  A parceria do grupo de Pesquisa Educação Histórica: Didática da História, consciência histórica e narrativas visuais da UFMT com a Universidade de Braga, a FURG e a UFPR se solidificou com o evento “I Seminário de Educação Histórica da UFMT: perspectivas de investigação sobre a aprendizagem histórica” ocorrido em julho de 2014 com a participação da Drª Isabel Barca, da Universidade do Minho, juntamente com a Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, da UFPR, as quais promoveram a oficina “Educação Histórica e aprendizagem em História: Perspectivas de Investigação” baseando-se nas experiências de investigação desenvolvidas na área de Educação Histórica. 

HISTÓRICO DAS JORNADAS

 

As Jornadas Internacionais de Educação Histórica receberam em 2006, o apoio do CNPq, o que em muito contribuiu para sua consolidação e assim, foi realizada as VI Jornadas de Educação Histórica na Universidade Federal do Paraná, quando foi desencadeada a expansão desse campo de investigação para outros programas e grupos de investigadores brasileiros. Nesse momento, contou-se com a presença, principalmente, de pesquisadores brasileiros, portugueses e ingleses. Em 2008, as VIII Jornadas foram realizadas na Universidade Federal do Ceará, constituindo-se a consolidação de um grupo de investigadores na área da Educação Histórica, nessa Universidade. Nesse momento, com apoio do CNPq, contou-se com a presença da profª Dra. Isabel Barca, como professora visitante da UFPR e, em colaboração entre as duas universidades, como principal conferencista daquele evento. Em 2010, as X Jornadas foram realizadas pelo grupo de Educação Histórica da Universidade Estadual de Londrina, contanto também com apoio do CNPq. Em 2012, com o apoio do CNPq, foi realizado na Universidade Federal do Paraná, o XII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Consciência histórica e as novas tecnologias da informação e comunicação/IX HEIRNET com conferências do filósofo da História Jörn Rüsen (Universidade de Witten e Instituto de Altos Estudos em Ciências Humanas/KWI – Alemanha), do didata da História Arthur Chapman (então na Universidade de Edge Hill, hoje Universidade de Londres) e das profª Drª Isabel Barca e profª Drª Maria Auxiliadora Schmidt. Em 2014, realizou-se na Universidade Federal de Goiás, o XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Debates Contemporâneos que contou com a participação das pesquisadoras Isabel Barca, Maria Auxiliadora Schmidt e do Dr. Ivo Mattozzi (Universidade de Bolonha). E agora no ano de 2015 a XV Jornadas Internacionais de Educação Histórica se realizará na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, sob a coordenação do prof. Marcelo Fronza. 

SOBRE A EQUIPE PROPONENTE

 

Os proponentes do XV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E INTERCULTURALIDADE pertencem ao Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da UFPR, participaram de mesas redondas e conferências desenvolvidas por esta instituição. O Dr. Marcelo Fronza é docente em Prática do Ensino de História na UFMT, campus Cuiabá e é coordenador do grupo de pesquisa Educação Histórica: Didática da História, consciência histórica e narrativas visuais, coordena também o Subprojeto PIBID/História da UFMT. A Drª Isabel Barca é docente da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade do Minho, professora de didática das Historia e professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação daquela universidade. Nesse programa a Drª Isabel Barca coordena uma linha de pesquisa em Educação Histórica com orientandos no mestrado e no doutorado. A demais, a equipe da doutora Isabel Barca estava articulada a outros projetos de pesquisas internacionais e ao HEIRNET (Inglaterra) com produções e publicações na área de Educação Histórica, e tem aberto possibilidades de associação da equipe brasileira a outros grupos de pesquisa que já se desenvolveram no Brasil, como o grupo da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual de Londrina. A Drª Maria Auxiliadora Schmidt é docente em Educação da Universidade Federal do Paraná, atuando na graduação nas disciplinas Metodologia e Prática de Ensino de História, e no pós-graduação, na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Na mesma Universidade coordena o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica-LAPEDUH, articulado ao Programa de Pós-Graduação. É pesquisadora participante na Universidade do Minho-Portugal, no Centro de Consciência Histórica da University of British Columbia, em projeto de pesquisa da Universidade Nacional de Ensino a Distancia Madri Espanha, consultor da Universidade Estadual de Londrina; coordenadora da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em Educação Histórica, pesquisador participante na Universidad de Barcelona, membro do conselho assessor da Editora Grao, da Revista de Investigación Enseñanza de las Ciencias Sociales e da revista Proyecto Clio. Editora do periódico Educar em Revista (2011-2013), membro do conselho editorial da Editora da UFPR e a Dra. Julia Silveira Matos coordena o Programa de Pós-graduação em História da FURG, o Laboratório de Ensino de História desta Instituição e ainda coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de História, Sentidos e Narrativas. 

 

 

COMITÊ CIENTÍFICO

 

Prof. Dr. Marcelo Fronza (Universidade Federal de Mato Grosso)

Profª. Drª. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt (Universidade Federal do Paraná)

Profª. Drª. Isabel Barca (Universidade do Minho – Portugal)

Profª. Drª. Júlia Silveira Matos (Universidade Federal do Rio Grande)

Prof. Dr. Renilson Rosa Ribeiro (Universidade Federal de Mato Grosso)

Profª. Drª. Alexandra Lima da Silva (Universidade Federal de Mato Grosso)

Prof. Dr. Rodrigo Davi Almeida (Universidade Federal de Mato Grosso)

Profª. Drª. Laura Herlinda Lima Muñiz (Universidad Pedagógica Nacional – Ajusco/México)

Profª. Drª. Kátia Maria Abud (Universidade de São Paulo)

Profª. Drª. Maria da Conceição Silva (Universidade Federal de Goiás)

Profª. Drª. Marlene Rosa Cainelli (Universidade Estadual de Londrina)

Profª. Drª. Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd (Universidade Federal do Paraná)

Prof. Dr. Estevão Chaves de Rezende Martins (Universidade de Brasília)

Prof. Dr. Jorge Luiz da Cunha (Universidade Federal de Santa Maria)

Profª. Drª. Ana Cláudia Urban (Universidade Federal do Paraná)

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Prof. Dr. Marcelo Fronza (Universidade Federal de Mato Grosso) – Coordenador-Geral

Profª. Drª. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt (Universidade Federal do Paraná)

Profª. Drª. Isabel Barca (Universidade do Minho – Portugal)

Profª. Drª. Júlia Silveira Matos (Universidade Federal do Rio Grande)

 

 

COORDENAÇÃO DE APOIO AO EVENTO

 

Profª. Drª. Olga Magalhães (Universidade de Évora – Portugal)

Profª. Drª. Maria Helena Pinto (Universidade do Minho – Portugal)

Profª. Drª. Maria Glória Parra Santos Solé (Universidade do Minho – Portugal)

Prof. Dr. Luis Alberto Alves (Universidade do Porto – Portugal)

Prof. Dr. Pedro Miralles Martínez (Universidade de Murcia – Espanha)

Prof. Dr. Joaquim Prats (Universidade de Barcelona - Espanha)

Profª. Drª. Maria da Conceição Silva (Universidade Federal de Goiás)

Profª. Drª. Marlene Rosa Cainelli (Universidade Estadual de Londrina)

Profª. Drª. Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd (Universidade Federal do Paraná)

Prof. Ms. João Luis da Silva Bertolini (Universidade Federal do Paraná)

Profª Msª. Solange Maria do Nascimento (Universidade Federal do Paraná)

Profª Msª. Lidiane Camila Lourençato (Universidade Federal do Paraná)

Prof. Ms. Thiago Augusto Divardim de Oliveira (Instituto Federal do Paraná)

Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari (Universidade Estadual do Centro-Oeste)

Prof. Dr. Éder Cristiano de Souza (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

bottom of page